Freios Porsche

14/11/2020 / 03:00 — Categoria: Conheça melhor seu Porsche


Os freios originais Porsche são precisamente adequados à potência e a suspensão de cada modêlo, proporcionando excelente desempenho. Cada componente é testado sob as mais extremas condições, de forma a garantir a alta qualidade do material e a baixa suscetibilidade ao desgaste, como você espera - durante toda a vida útil do seu Porsche.

Pise no pedal do freio de um Porsche e você sentirá instantaneamente a incomparável resposta na frenagem. Resultado de mais de 70 anos de experiência em automobilismo e desenvolvimento contínuo.

Conheça a seguir os modelos básicos de freios que podem equipar o seu Porsche:

Freio Cerâmico - Porsche Ceramic Brake PCCB

freio cerâmico PCCB
freio cerâmico PCCB

O Porsche Ceramic Composite Brake utiliza pinças fixas fabricadas em alumínio e pintadas na cor amarelo. Os discos de freio perfurados absorvem uma potência de frenagem consideravelmente maior, proporcionando distâncias de frenagem excepcionalmente curtas e maior controle em situações de direção extremas. Os discos de freio de cerâmica também são 50% mais leves do que os discos de ferro fundido cinzento, permitindo maior conforto e agilidade ao dirigir.

Freios com revestimento de carboneto de tungstênio - Porsche Surface Coated Brake PSCB

Freio com revestimento de carboneto de tungstênio -   Porsche Surface Coated Brake PSCB
Freio com revestimento de carboneto de tungstênio - Porsche Surface Coated Brake PSCB

No inovador freio Porsche com superfície revestida, o disco convencional de ferro fundido cinzento apresenta um revestimento de carboneto de tungstênio. Este tratamento exclusivo não só fornece maior resistência ao desgaste, como também melhora o coeficiente de atrito, e portanto, a capacidade de resposta do freio. O pó proveniente do desgaste dos freios é consideravelmente reduzido, e sua vida útil prolongada em 20-30%, quando comparada com os freios normais de ferro fundido.

O disco de freio PSCB é produzido em ferro fundido cinzento, revestido com uma camada de níquel de aproximadamente 10 μm, para inibição de rachaduras e prevenção de corrosão. A camada superior para proteção contra desgaste, possui aproximadamente entre 40 - 200 μm, de carboneto de tungstênio.

Apresentando pinças de freio pintadas de branco e desenvolvendo uma exclusiva superfície espelhada para o disco após o assentamento, o PSCB está disponível para algumas versões.

Freios originais

Freio original Porsche
Freio original Porsche

Graças à transferência da tecnologia desenvolvida nas pistas de corrida, os freios originais Porsche proporcionam um efeito de frenagem constante, mesmo sob cargas elevadas. Os discos de freio ventilados internamente, que também podem ser perfurados, em alguns modelos esportivos, fornecem alta resistência ao superaquecimento e excelente frenagem em piso molhado. As pinças de freio, sejam em versões de alumínio anodizado preto de 4 pistões ou vermelho de 6 pistões, apresentam um design monobloco de peso reduzido, com alta rigidez e imediata resposta ao toque no pedal.

Porsche EBB Electronic Brake Booster

Porsche EBB Electronic Brake Booster
Porsche EBB Electronic Brake Booster

Os modelos hibridos, elétricos (Taycan) e a gasolina mais recentes, utilizam o inovador EBB Electronic Brake Booster. O EBB substitui a assistencia tradicional do freio a vácuo, hidrovácuo, por uma assistencia elétrica. A diferença básica é que o hidrovácuo é substituido por um acionamento elétrico, gerenciado por uma unidade de controle. Um artigo específico para este tema poderá ser encontrado no nosso BLOG.

Hydraulan - Fluido de freio para os veículos Porsche a partir de 2018

Fluido de freio Hydraulan
Fluido de freio Hydraulan

A partir do Porsche Cayenne 2018, apenas o novo fluido de freio Hydraulan 404 original Porsche deverá ser utilizado.

Este fluido foi desenvolvido com caracteristicas específicas, necessárias aos sistemas de freio modernos, com o EBB. O Hydraulan 404 é compatível com os sistemas de freio dos Porsche das versões anteriores, incluindo o 997 e 987.

Os veículos Porsche Classic deverão utilizar o fluido de freio antigo DOT4.

Combinações disponíveis para o freio da Cayenee 2018

Como exemplo, apresentamos a tabela abaixo, indicando as dimensões das pinças e discos de freio disponíveis para uma Porsche Cayenne 2018.

  • ► FA = eixo dianteiro
  • ► RA = eixo traseiro

Combinações disponíveis para o sistema de freio Porsche Cayenne 2018
Combinações disponíveis para o sistema de freio Porsche Cayenne 2018

É fundamental que a manutenção do sistema de freio do seu Porsche seja feita no seu Centro Técnico Autorizado

No que se refere a manutençao do sistemas de freio, gostariamos de enfatizar algumas das recomendações Porsche:

  • ▶︎ a pintura das pinças de freio não é permitida pela Porsche.
  • ▶︎ a retífica dos discos de freio deverá ser evitada, observando-se sempre o limite mínimo de espessura especificado para cada modelo de disco de freio
  • ▶︎ os discos de freio, na sua maioria, possuem lado de aplicação, direito e esquerdo, devido as aletas de refrigeração
  • ▶︎ as pastilhas de freio originais são fabricadas com materiais de alta performance, diferente do encontrado nas pastilhas de freio não originais. É surpreendente a diferença de performace entre uma pastilha de freio original Porsche versus as pastilhas do mercado secundário.
  • ▶︎ o óleo de freio deverá ser substituido a cada 2 anos, utilizando-se sempre a especificação original e sempre com sangria sob pressão, monitorada pelo PIWIS. Especial atenção para o fluido Hydraulan que não pode ser substituído por outro tipo de fluido.
  • ▶︎ o fluido de freio Hydraulan 404 não pode ser misturado com outros tipos de óleo de freio
  • ▶︎ consulte sempre o Centro Técnico Porsche RJ - Itanhangá em caso de dúvidas
youtubeinstagramfacebook