Coasting e Recuperação de Energia. Entenda estas funções e conheça melhor o seu Porsche

07/11/2020 / 03:00 — Categoria: Conheça melhor seu Porsche


Coasting

Pode ser definido como desaceleração. Torna mais eficiente o uso da energia cinética do seu Porsche, desativando momentaneamente o acoplamento entre o motor e a transmissão. O motor é desacoplado da transmissão para evitar a desaceleração causada pela frenagem do motor. A função de 'coasting', disponível com PDK, permite que você economize ainda mais combustível onde a situação permitir.

Recuperação de energia

Parte da energia cinética é convertida em energia elétrica através do alternador do motor, durante a fase de desaceleração do veículo. Por exemplo, ao frear, o alternador é utilizado como freio motor, gerando energia que é armazenada na bateria de de alta performance (veja o artigo sobre baterias no nosso blog).

Entenda melhor estes sistemas do seu Porsche

Coasting

A maioria dos Porsche modernos possui a função Coasting. Em declives leves, o motor passa a funcionar em regime de marcha lenta, para que a função dos sistemas auxiliares como alternador, compressor do ar condicionado, bomba d'água, etc. sejam mantidas. Durante o coasting, a energia cinética do veículo é utilizada para superar as forças de resistência ao movimento. Comparando-se com o sistema de corte de combustível, quando nenhum combustível é utilizado durante a desaceleração, o coasting permite que uma distância significamente maior seja percorrida. Quando o motorista pressiona levemente o acelerador, o motor aumenta de forma suave e imediata a sua rotação, de forma compatível com a marcha engatada.

Quando o motorista solta suavemente o acelerador, o motor diminui para a rotação de marcha lenta, desacoplando a embreagem do PDK, até que o pedal do freio ou o acelerador seja pressionado novamente.

Função Coasting do seu Porsche
Função Coasting do seu Porsche

Desta forma, seu Porsche pode percorrer uma distância maior do que percorreria se a transmissão estivesse engatada, levando a um menor consumo de combustível. Ao pressionar o pedal do freio, a transmissão é imediatamente engatada, passando a utilizar o corte de combustível do motor. Durante este processo, com o corte de combustível e a transmissão engatada, o efeito de frenagem do motor encurta ainda mais a distância de parada do veículo.

O coasting pode, alternativamente, ser intencionalmente ativado, mudando-se manualmente a marcha do PDK para uma marcha acima da marcha máxima possível na condição atual. A economia a ser alcançada dependerá do estilo de direção e das condições de uso. As operações de desengate e engate da transmissão são praticamente imperceptíveis para o motorista. O conta-giros indicando a rotação de marcha lenta é a única indicação para o motorista de que ele está no modo coasting.

As seguintes pré-condições são necessárias para a ativação do coasting:

  • • Condução com alavanca seletora na posição D
  • • Modo Sport ou Sport Plus desativado
  • • PSM ativo
  • • Piloto automático não ativo
  • • Motor, transmissão e bateria na temperatura normal de funcionamento
  • • Estilo de direção relaxado / econômico
  • • Ligeiros gradientes em aclive (até aproximadamente 10%) ou ligeiro gradiente em declive
  • • pé removido lentamente do pedal do acelerador
  • • Função Auto Start Stop / modo de desaceleração ligada
  • • luz indicadora no botão Auto Start Stop desligada

O coasting tem um impacto real no consumo de combustível, sem comprometer o conforto ou o desempenho esportivo. A economia de combustível resulta do fato de que a energia cinética do veículo é usada apenas para superar a resistência ao rolamento e a resistência do ar.

Eficiente em longas viagens, como na autoestrada, o PDK permanece pronto para responder com a rapidez e precisão que você esperaria, principalmente em declives que sejam suaves o suficiente para manter uma velocidade constante.

Recuperação de energia

De forma diferente, quando o pedal do acelerador é liberado rapidamente, a unidade de controle do motor, DME, detecta que o motorista não deseja a função coasting. Neste momento, o corte de combustível é iniciado em conjunto com a recuperação do sistema elétrico do seu Porsche. Para isso, a tensão do alternador é aumentada de forma a maximizar a energia recuperada para a bateria. O aumento da potência do alternador atua com um maior torque de frenagem no motor, através da correia. Isso leva à desaceleração do veículo, auxiliando o sistema de freio convencional.

Sistema de recuperação de energia Porsche
Sistema de recuperação de energia Porsche

De modo inverso, durante a condução normal e particularmente durante a aceleração, a corrente de carga do alternador é limitada e o sistema elétrico do veículo utiliza a energia da bateria. Como resultado, o motor precisa fornecer menos potência para carregar a bateria, o que se traduz diretamente em menor consumo de combustível. A bateria é carregada principalmente pela energia de recuperação obtida na frenagem.

Durante a frenagem, a potência do alternador é aumentada de forma a carregar a bateria com a energia recuperada. O aumento da potência do alternador atua também como um torque de frenagem no eixo do motor, via acionamento por correia. A desaceleração do veículo é otimizada, apoiando assim o sistema de freio convencional.

A recuperação do sistema elétrico do veículo é, portanto, mais uma medida de economia de combustível. No NEDC (New European Driving Cycle), a recuperação do sistema elétrico do veículo, dependendo das condições, poderá adicionar uma economia de combustível de aproximadamente 0,15 l em 100 km (@ 100 km/hr). O processo de controle inclui a unidade de gerenciamento do motor, sensor do pedal do freio, bateria, alternador e o sistema elétrico do veículo.

Também foi possível aumentar o número de ciclos (carga e descarga) da bateria, visando maximizar a durabilidade da bateria.

Um algoritmo inteligente, incorporado ao sistema de gerenciamento de energia, avalia as diferentes variáveis envolvidas, permitindo assim a coordenação ativa do sistema de recuperação com base na condição de carga da bateria e na solicitação do motorista.

youtubeinstagramfacebook