Acrônimos. Afinal, o que significam estas letras?

18/07/2020 / 03:00 — Categoria: Informação Técnica


Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG.

O princípio Porsche é único em todo o mundo da engenharia automotiva.

Representa o sonho que Ferry Porsche teve de um carro que alcança o equilíbrio perfeito entre desempenho e eficiência esportiva. A cada dia a Porsche se aproxima cada vez mais desse sonho. Com todo conceito, todo desenvolvimento e em todos os modelo. É por isso que a Porsche sempre construiu carros esportivos que definem uma referência desde o primeiro dia.

Os veículos Porsche são exclusivos.

Afinal, como uma empresa de engenharia, acredita que a verdadeira grandeza é demonstrada pela força de suas idéias. Isso reflete-se no título acadêmico do fundador - a abreviação ‘Dr. Ing. ', que faz parte do nome - um dos nomes de empresas mais incomuns do mundo: Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG.

Na Porsche, sempre foi sobre transformar energia em velocidade - e sucesso - de uma maneira inteligente. Não apenas com mais potência, mas com mais idéias por potência. Uma filosofia que você encontrará em todos os modelos. E tem um nome simples: Desempenho Inteligente. Porsche Intelligent Performance - PIP. No entanto, o desempenho inteligente é muito mais do que apenas um termo técnico - ele vem da pista, representa a marca e descreve o trabalho realizado por todos os funcionários da Porsche.

Neste artigo, você descobrirá o que significa trilhar novos caminhos em termos de tecnologia e, acima de tudo, como isso o beneficia.

Este artigo está em constante atualização e expansão, pelo que sugerimos consultá-lo periodicamente. As descrições de funções aqui dispostas podem não estar disponíveis no Brasil. Consulte o Centro Técnico Porsche RJ Itanhangá a respeito.

DFI - Direct fuel injection - Injeção direta.

Alta precisão em tempo e volume, aliada a uma pressão de injeção entre 120 e 250 bar, proporciona a mistura ideal de ar/combustível, melhorando assim a combustão - este é o princípio da injeção direta de combustível (DFI). Ao contrário dos sistemas convencionais de injeção de combustível nos quais o injetor está localizado no coletor de admissão a frente da válvula de admissão, nos sistemas DFI o injetor fica localizado diretamente na câmara de combustão, onde combustível é vaporizado de forma mais homogenea, garantindo assim uma melhor mistura ar/combustível. Ao promover a mistura do combustível com o ar diretamente na câmara de combustão, o DFI contribui também para o resfriamento do motor. Desta forma, uma taxa de compressão maior é possível, contribuindo para o aumento da eficiência. O volume necessário de combustível pode ser controlado com alta precisão, através da taxa e do tempo de injeção. O resultado: maior potência e torque - combinado com melhor economia de combustível e redução de emissões de CO2. A prova de que os veículos Porsche de alto desempenho podem atingir níveis competitivos de emissões.

motor de injecao direta DFI
motor de injecao direta DFI

EPS - Electromechanical power steering/Power steering Plus - Direção eletromecânica,

As estatísticas indicam que um veículo anda em linha reta 90% do tempo. Os engenheiros da Porsche identificaram aqui um potencial para economia de energia. Ao contrário das bombas de direção hidráulicas convencionais, o motor elétrico da direção eletromecânica utiliza energia apenas quando o volante é realmente virado.

No que diz respeito aos outros 10%, o sistema de direção é tipicamente Porsche. Uma relação de direção variável, sensivel e direta ao mesmo tempo, com a agilidade habitual Porsche, um alto nível de conforto e feedback preciso da estrada. Eficiente. Como exemplo, o 718 Boxster possui direção eletromecânica, cujas relções são agora 10% mais diretas, proporcionando uma direção bem mais ágil.

direcao eletrica EPS
direcao eletrica EPS

LCA - Lane Change Assist - Assistente para mudança de faixa.

O Assistente de mudança de faixa - LCA monitora a região traseira e o ponto cego do veículo, usando sensores de radar. Em velocidades compreendidas entre 30 km/h, ou 15 km/h nos novos modelos 911, e 250 km/h, alerta o motorista da presença de um veículo no ponto cego ou aproximando-se rapidamente por trás, através de um sinal visual nos espelhos retrovisores externos, ou na base do espelho em forma de V nos modelos 718 e 911. Importante observar que o Lane Change Assist - LCA não intervém ativamente no controle do veículo e pode ser desativado a qualquer momento através de um comando interno.

Assistente de mudança de faixa LCA
Assistente de mudança de faixa LCA

LKA - Lane Departure Warning/Lane Keeping Assist - Assistente para permanecer na faixa.

O aviso de saída da faixa - LKA auxilia o motorista a manter o veículo dentro das faixas de tráfego. Uma câmera posicionada na região do espelho retrovisor interno, monitora a área da faixa de tráfego na frente do veículo. Se o veículo se aproximar do limite de uma das faixas, o sistema emitirá um aviso sonoro. Cso seja detectada a possibilidade de o veículo atravessar a faixa de tráfego, o sistema direciona automaticamente o veículo de volta para o centro da faixa. Essa correção também é acompanhada por um trepidação suave na direção. O sistema pode ser desativada manualmente a qualquer momento. A função pode não estar ativa sob certas condições, por exemplo com mau tempo.

Assistente para permanencia na faixa LKA
Assistente para permanencia na faixa LKA

PAA - Porsche Active Aerodynamics - Aerodinâmica ativa.

Os modelos 911 Turbo apresentam uma aerodinâmica ativa - uma combinação de um spoiler dianteiro variável e um aerofólio traseiro. Tanto o spoiler dianteiro, que consiste de um elastômero flexível pneumaticamente extensível, quanto o aerofólio traseiro, podem ser estendidos e retraídos de forma síncrona em multiplas etapas.

Na primeira configuração (Iniciar), o spoiler dianteiro e o aerofólio traseiro ficam completamente retraídos. Isso aumenta a usabilidade diária, reduzindo a possibilidade de raspagem em rampas ou pisos irregulares.

Na segunda configuração (Velocidade), o spoiler dianteiro e o aerofólio traseiro ficam parcialmente estendidos, geralmente em velocidades superiores a 120 km/h. Isso garante uma maior estabilidade e menor arrasto aerodinâmico, enquanto permite uma alta velocidade máxima.

A terceira configuração (Performance) é ativada através do botão spoiler ou do botão SPORT PLUS. O spoiler dianteiro e o aerofólio traseiro ficam completamente estendidos. O logotipo 'turbo' ou 'turbo S' fica visível no spoiler dianteiro. Além disso, o aerofólio traseiro fica ajustado em um ângulo de até 15 graus. Com o consequente downforce, ou força descendente, nos eixos dianteiro e traseiro, o veículo pode desenvolver todo o seu potencial de desempenho. Esta força descendente proporciona também ajuda na frenagem em alta velocidade.

Porsche Active Aerodynamics (PAA): um sistema que combina perfeitamente a praticidade do dia a dia, a eficiência e o desempenho de direção.

Aerodinamica ativa PAA
Aerodinamica ativa PAA

PADM - Dynamic engine mounts/dynamic transmission mounts - Calço de motor dinâmico.

Controlado eletronicamente, o sistema ajusta a rigidez dos calços do motor e transmissão, dependendo da condição de direção e do ano e modelo Porsche.

Os calços mais rígidos do motor e transmissão otimizam a dinâmica de condução e a performance. Calços mais macios, por outro lado, minimizam oscilações e vibrações em todo o sistema de transmissão, aumentando o conforto em superfícies irregulares.

Os engenheiros da Porsche superaram esse desafio, adaptando as características dos calços do motor e transmissão às condições da estrada e ao estilo de condução presentes em cada momento. Isso é obtido expondo um fluido com propriedades magnéticas, no interior de cada calço, a um campo eletromagnético. Como resultado, a rigidez e a taxa de amortecimento deste calços são ajustadas ao cenário da estrada e às informações do motorista. Durante mudanças de carga e curvas rápidas, o manuseio do carro é consideravelmente mais estável. Quando um estilo de direção menos assertivo é adotado, os calços se tornam mais macios, de forma a proporcionarem maior conforto.

calço dinâmico PADM
calço dinâmico PADM

PAS - Porsche Active Safe - Segurança ativa.

Piloto automático adaptável com Porsche Active Safe - PAS. Disponível como opção em conjunto com PDK ou Tiptronic S, o piloto automático adaptável com Porsche Active Safe, ajusta a velocidade do seu Porsche de acordo com a velocidade do veículo que trafega à frente. O sistema utiliza um sensor de radar para monitorar a faixa na frente do seu veículo, a uma distancia de até 200 metros à frente.

O Porsche Active Safe - PAS incorpora um sinal visual e audivel, alertando o motorista de que a intervenção é necessária. No caso de uma diminuição repentina na distância, o sistema aperta brevemente os freios e, quando necessário, inicia a frenagem direcionada. Durante esse processo, qualquer frenagem do motorista é impulsionada até a frenagem de emergência total, dentro dos limites do sistema.

segurança ativa PAS
segurança ativa PAS

PASM - Porsche Active Suspension Management - Suspensão ativa.

O Porsche Active Suspension Management - PASM é um sistema de controle eletrônico de amortecimento. Oferece ajuste ativo e contínuo do coeficiente de amortecimento em cada uma das rodas, com base nas condições atuais da estrada e no estilo de condução. O PASM possui dois modos selecionáveis de utilização, Normal e SPORT. Um total de três modos estão disponíveis nos modelos Macan, Panamera e Cayenne (Comfort, SPORT e SPORT PLUS). Com base nas condições de direção, o sistema varia continuamente os coeficientes de amortecimento individuais, dentro dos parâmetros definidos para o modo de configuração selecionado.

Suspensao ativa PASM
Suspensao ativa PASM

PCC - Porsche Car Connect.

Dirigir um Porsche sempre foi sobre garantir a conexão mais próxima possível entre motorista e veículo. Graças ao Porsche Car Connect, agora isso tornou-se mais abrangente - não importa a que distância você esteja do seu Porsche. Seja no seu celular ou no Apple Watch®, o Porsche Car Connect oferece várias funções úteis para controlar o seu Porsche remotamente e acessar determinados dados do veículo. O Carfinder, por exemplo, mostra a rota mais curta da sua localização atual até o seu Porsche. Graças ao status remoto do veículo, os principais dados do seu Porsche estão sempre disponíveis. Você pode acessar a quilometragem e o nível de combustível ou verificar se as janelas e portas estão abertas ou fechadas. Usando os serviços remotos, você pode solicitar estatísticas do veículo, como distância percorrida, velocidade média ou consumo de combustível em sua última viagem.

Altamente prático: com o PCC, você pode fazer uma chamada de emergência a qualquer hora e em qualquer lugar. Você também pode verificar o status do alarme onde e quando quiser, trancar as portas e dobrar os espelhos usando seu celular. Outra função incluída no Porsche Car Connect: o Sistema de Rastreamento de Veículos Porsche (PVTS) para localizar um veículo roubado. O Porsche Car Connect desempenha um papel especialmente importante para os Porsche esportivos com tecnologia híbrida. Nesses modelos, você também pode monitorar o status atual da carga da bateria ou a autonomia elétrica, além de controlar externamente o temporizador de carregamento da bateria e o clima no interior do seu Porsche. Para maiores informações sobre o Porsche Car Connect, inclusive disponibilidade no Brasil, visite: www.porsche.com/connect

Porsche Car Connect app
Porsche Car Connect app

PCCB - Porsche Ceramic Composite Brake - Freios de composto cerâmico.

O Porsche Ceramic Composite Brake - PCCB proporciona uma desaceleração excepcional. As pinças de freio monobloco em alumínio nos eixos dianteiro e traseiro garantem frenagens sempre consistentes.

O PCCB permite distâncias de frenagem mais curtas, mesmo nas condições mais difíceis de estrada ou pista de corrida.

Outra vantagem importante do PCCB é o peso extremamente baixo dos discos de freio de cerâmica, aproximadamente 50% mais leves que os discos metálicos equivalentes. O resultado: uma redução nas massas não suspensas e rotativas, proporcionando maior conforto, principalmente em estradas irregulares, além de maior agilidade e melhor manuseio.

Freio a disco cerâmico PCCB
Freio a disco cerâmico PCCB

PCM - Porsche Communication Management.

O Porsche Communication Management - PCM com tela sensível ao toque, oferece controle intuitivo, módulo de navegação e, dependendo do modelo e disponibilidade no Brasil, um disco rígido interno de 40 GB que pode ser usado para armazenar e reproduzir até 5.000 arquivos de música MP3 (jukebox), um trocador de CD/DVD de seis discos integrado, um sintonizador de TV, um módulo de telefone Bluetooth e controle de voz.

Outras funções, como leitor de cartão SD, estão disponíveis na última geração do PCM, que exibe os menus relevantes automaticamente quando a tela é abordada, podem ser selecionados intuitivamente usando gestos multitoque. Com uma superfície de vidro de alta qualidade, combinando perfeitamente com o console central.

O módulo Connect, veja descrição acima para o PCC, está disponível como opção. Garante a conexão perfeita entre seu smartphone e seu Porsche. Com o Apple® CarPlay, você pode usar aplicativos selecionados no seu iPhone® incl. Siri®.

O módulo de navegação para PCM inclui o controle de voz, e está disponível.

O Connect Plus também está disponível como opcioonal, em conjunto com o módulo de navegação. Além dos recursos do módulo Connect, ele também oferece navegação on-line com informações de tráfego em tempo real, acesso sem fio à Internet e controle de voz conveniente via PCM ou fonte de áudio. O aplicativo Porsche Connect pode ser utilizado para transferir destinos do catálogo de endereços ou calendário do seu celular para o seu Porsche. Os destinos também podem ser transferidos para o sistema de navegação a partir de imagens com coordenadas GPS salvas. Além disso, informações de tráfego em tempo real podem ser solicitadas para uma área específica antes de iniciar uma viagem para garantir uma rota continuamente otimizada. Graças à função de streaming de música, você também tem acesso a milhões de títulos de músicas.

Algumas ou várias destas funções podem não estar disponíveis no Brasil.

PCM
PCM

PDCC - Chassis Control - Barra estabilizadora ativa.

O Controle Dinâmico de Chassis Porsche - PDCC é um sistema anti-rolagem ativo que aprimora ainda mais a dinâmica de condução.

O PDCC antecipa e reduz significativamente o movimento lateral nas curvas. Também minimiza a oscilação lateral do veículo em superfícies irregulares da estrada.

O sistema utiliza, entre outros, o ângulo atual da direção e a aceleração lateral, produzindo uma força estabilizadora que contrabalança com precisão a força oscilante.

Em alguns modelos, barras estabilizadoras ativas são utilizadas nos eixos dianteiro e traseiro. Os modelos esportivos utilizam atuadores hidráulicos ou elétricos, otimizando a inclinação individualmente em cada roda.

Os benefícios: maior agilidade em todas as velocidades, resposta mais imediata da direção. Desempenho, tração e conforto são melhorados e, com eles, prazer de dirigir.

Sistema de contrôle de inclinação em curvas PDCC
Sistema de contrôle de inclinação em curvas PDCC

PDK - Porsche Doppelkupplung - Câmbio automatizado.

Na transmissão de dupla embreagem PDK, as trocas de marchas ocorrem com precisão de milissegundos, praticamente sem interrupção de tração. dependendo do modelo, o PDK tem sete ou oito marchas disponíveis. A última marcha tem uma relação longa, de forma a proporcionar uma redução no consumo de combustível. As demais engrenagens têm uma relação esportiva. O PDK é essencialmente composto por duas caixas de câmbio montadas em um único conjunto, requerendo portanto duas embreagens. As embreagens são umidas, com a vantagem de proporcionarem mudanças de marcha de alta qualidade, longa vida útil e dimensões compactas.

O torque do motor é transmitido através de uma embreagem por vez, enquanto a próxima marcha é pré-selecionada pela segunda embreagem. Assim, durante uma troca de marcha, uma embreagem simplesmente se abre enquanto a outra se fecha simultaneamente. Os benefícios: troca de marchas extremamente rápidas, aceleração mais rápida, altos níveis de conforto e uma redução considerável no consumo de combustível.

Cambio manual automatizado PDK
Cambio manual automatizado PDK

PDLS/PDLS Plus - Bi-Xenon main headlights with Porsche Dynamic Light System - Faróis dinâmicos.

A função de luz de curva dinâmica faz com que os faróis principais girem em direção ao interior da curva, com base no ângulo atual da direção e na velocidade. Quando disponível, as luzes de curva estáticas ativam faróis auxiliares para iluminar mais a estrada em curvas fechadas e durante manobras

O PDLS também adapta a distribuição da luz, dependendo da velocidade do veículo. Adicionalmente, a função climática adversa é ativada em conjunto com a luz de neblina traseira - para uma segurança ainda maior, não apenas à noite e durante as curvas.

O PDLS Plus oferece duas funções adicionais: o farol alto dinâmico detecta veículos que circulam na frente e também o tráfego que se aproxima. A intensidade e o alcance do cone de luz podem, portanto, ser adaptados à cada situação momentanea, alternando continuamente entre os feixes alto e baixo, conforme necessário. Nos modelos Panamera e Macan, o PDLS Plus também inclui a função Assistente de cruzamentos. Usando os dados de navegação do PCM, ele reconhece a existencia de cruzamentos, proporcionando uma iluminação ideal das interseções, ligando automaticamente as luzes de curva esquerda e direita. O PDLS Plus incorpora também o farol alto dinâmico, que é ativado em velocidades superiores a 65 km/h.

Farol ativo PDLS +
Farol ativo PDLS +

PHEV - Plug-in hybrid technology - Híbrido plug in.

O inovador sistema híbrido plug-in utilizado nos modelos Porsche E-Hybrid é baseado na arquitetura híbrida paralela. Os veículos podem ser movidos unicamente pelo motor de combustão, exclusivamente pela motor elétrico, ou por ambos os acionamentos juntos. A bateria de alta tensão pode ser carregada diretamente através de um carregador específico, conectado a uma tomada convencional. Daí o termo plug-in, conectado a uma tomada.

Ambas as unidades de tração estão ligadas diretamente aos eixos - traseiro ou dianteiro e traseiro dependendo do modelo.

Desde o início, o super esportivo 918 Spyder foi projetado como um híbrido plug-in de construção leve. O layout e as funções de suas três unidades de acionamento ajudam a transformá-lo em um híbrido de alto desempenho. O motor V8 gera uma potência de 447 kW (608 cv). As duas máquinas elétricas oferecem uma potência combinada de 210 kW (286 hp) - com 95 kW (129 hp) produzidos no eixo dianteiro e 115 kW (156 hp) na traseira. Como resultado, o 918 Spyder atinge uma potência total de 652 kW (887 hp). Isso faz do 918 Spyder um super esportivo na forma de um E-Hybrid.

Tecnologia plug-in PHEV
Tecnologia plug-in PHEV

POSIP - Porsche Side Impact Protection - Proteção para impacto lateral.

Incluído como padrão em todos os modelos Porsche, está o Porsche Side Impact Impact Protection - POSIP. Este sistema inclui elementos de proteção contra impactos laterais em cada porta, um airbag para tórax em cada encosto do banco dianteiro e um airbag para a cabeça em cada painel da porta. Nos modelos Macan, Cayenne e Panamera, a proteção da cabeça é fornecida por airbags do tipo cortina em cada lado do teto. Em vez de airbags de tórax, os modelos Panamera têm airbags laterais de duas câmaras na frente, oferecendo proteção aprimorada para as áreas pélvicas e do peito. Em resumo: o POSIP aprimora muito a segurança passiva, especialmente em caso de impacto lateral

Proteção para impactos laterais POSIP
Proteção para impactos laterais POSIP

PSM/PSM Sport - Porsche Stability Management - Contrôle de estabilidade.

O Porsche Stability Management - PSM é um sistema de controle eletrônico que ajuda a estabilizar o veículo em cenários de estradas perigosas. Usando vários sensores, o PSM monitora continuamente a direção, velocidade, velocidade de rotação do volante, velocidade de rotação do veículo ao redor do próprio eixo e aceleração lateral do carro. Em situações específicas, o PSM aplica uma frenagem seletiva em cada roda, restaurando a estabilidade. Sob aceleração em superfícies de aderência variáveis, o PSM melhora a tração do carro usando as funções ABD (diferencial blocante via freio) e ASR (sistema antiderrapante). Para uma experiência de condução mais envolvente, o PSM também pode ser manualmente desativado, permanecendo porém ativo em segundo plano. O PSM possui ainda funções adicionais: pré-enchimento eletrônico do freio - proporcionando desempenho máximo de frenagem,e assistência de freio - para desaceleração máxima em uma parada de emergência. Nos modelos Panamera, Macan e Cayenne, o PSM também possui uma função adicional para estabilizar o veículo quando um reboque é utilizado.

Sistema de contrôle de estabilidade PSM
Sistema de contrôle de estabilidade PSM

PTM - Porsche Traction Management - Contrôle de tração.

O Porsche Traction Management - PTM compreende um sistema ativo de tração nas quatro rodas com uma embreagem multi disco controlada eletrônicamente.

A embreagem multi disco, controlada eletronicamente, é totalmente variável e regula a distribuição do torque entre o eixo traseiro e o eixo dianteiro.

Através do monitoramento contínuo do status do veículo, o PTM pode responder a uma variedade de cenários de direção. Se, por exemplo, as rodas traseiras perdem tração em aceleração, uma proporção maior do torque é redirecionada para o eixo dianteiro, através de um maior acoplamento da embreagem multi disco. Simultaneamente, o PSM reduz o deslizamento das rodas, ajustando o torque do motor.

Desta forma, em conjunto com o Porsche Stability Management - PSM, o PTM garante uma distribuição de torque ideal em todas as situações de condução,proporcionando excelente aceleração.

Sistema de contrôle de tração nas 4 rodas PTM
Sistema de contrôle de tração nas 4 rodas PTM

PTV/PTV Plus - Porsche Torque Vectoring/Porsche Torque Vectoring Plus - Contrôle de velocidade por torque.

O Porsche Torque Vectoring - PTV com um diferencial traseiro de deslizamento limitado por acionamento mecânico e o PTV Plus com um diferencial traseiro controlado eletronicamente, oferecem distribuição variável de torque do motor para as rodas traseiras, melhorando assim a dinâmica de condução e a estabilidade.

Dependendo do ângulo de direção, velocidade da direção, posição do pedal do acelerador, rotação ao redor do eixo vertical e velocidade do veículo, o PTV e o PTV Plus otimizam a resposta e a precisão da direção aplicando pressão no freio da roda traseira esquerda ou direita, conforme necessário . De forma mais específica, ao entrar em uma curva em alta velocidade, uma pressão moderada de freio é aplicada à roda traseira interna. Isso transfere o torque de tração para a roda traseira externa, que suporta o movimento de direção do veículo, melhorando assim a dinâmica nas curvas.

Em velocidades baixas e médias, o sistema aumenta consideravelmente a agilidade e a precisão da direção. Em altas velocidades, durante curvas rápidas, o diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado mecanicamente ou eletronicamente garante estabilidade adicional.

Também em superfícies de aderência variável, molhadas ou na neve, o PTV e o PTV Plus - combinados com o Porsche Stability Management - PSM e o Porsche Traction Management - PTM, fornecem uma contribuição importante para a segurança ativa nos modelos de tração nas quatro rodas e nos modelos 911 S.

Nos modelos Cayenne, o diferencial traseiro controlado eletronicamente pode ser totalmente travado usando o controle off-road no console central

Sistema de controle de estabilidade por torque PTV
Sistema de controle de estabilidade por torque PTV

RAS - Rear-axle steering - Direção no eixo traseiro.

Equipamento de série nos modelos 911 Turbo e 911 GT3 RS e disponível como opção nos modelos 911 Carrera S e 911 Targa S, a direção do eixo traseiro - RAS melhora o desempenho e a usabilidade no dia a dia. Consiste em um sistema de ajuste eletromecânico em cada roda traseira. Dependendo da velocidade do veículo, o sistema vira as rodas traseiras na direção oposta ou na mesma direção das rodas dianteiras.

Em velocidades de até 50 km/h, o sistema orienta as rodas traseiras na direção oposta à das rodas dianteiras. Isso promove o efeito virtual de uma menor distância entre eixos. O raio de curva é reduzido, aumentando significativamente a agilidade nas curvas e melhorando a manobrabilidade.

Em velocidades superiores a 80 km/h, o sistema orienta as rodas traseiras na mesma direção das rodas dianteiras. O resultado: uma extensão virtual da distância entre eixos e maior estabilidade, por exemplo ao mudar de faixa rapidamente.

Em velocidades entre 50 e 80 km/h, há uma transição contínua entre a direção do volante na direção oposta ou na mesma, dependendo do cenário de direção.

Direção no eixo traseiro RAS
Direção no eixo traseiro RAS

TOP - Thermodynamically Optimized Porsche engine - Motores termodinâmicamente otimizados.

O termo "TOP" foi aplicado ao motor em linha de quatro cilindros usado no modelo Porsche 968 devido à sua taxa de compressão incomumente alta para um motor de produção e ao seu design especial de câmara de combustão. O motor possui um acionamento dos comandos de válvulas isento de manutenção, gerenciamento de motor DME com controle eletrônico de injeção e ignição, excelentes características de partida e aquecimento, alta eficiência aliada a um baixoconsumo de combustível e baixas emissões de escape.

Motor termodinamicamente otimizado TOP
Motor termodinamicamente otimizado TOP

VTG - Variable turbine geometry - Turbina de geometria variável.

Tecnologia utilizada de forma pioneira pela Porsche em carros de produção a gasolina - para o 911 Turbo, disponível também para o 718 Boxster S. Ao contrário dos turbocompressores convencionais, com VTG, o fluxo de gases do escapamento do motor flui para as turbinas através de palhetas guia eletronicamente ajustáveis. Ao alterar o ângulo das palhetas, o sistema pode ajustar a taxa de fluxo dos gases, atuando portanto diretamente na rotação da turbina.

Como resultado, mesmo com modesto fluxo de gases de descarga, em regimes de baixa rotação do motor, o efeito de turboalimentação é maximizado, com significativo aumento na pressão de superalimentação, proporcionando maior torque. Em outras palavras: a curva de torque cresce mais cedo, permanecendo em valores mais elevados em uma faixa de rotação mais ampla. Cada entrada do acelerador é recebida com resposta excepcional e aceleração fenomenal. O efeito indesejável conhecido como 'turbo lag' é praticamente eliminado.

Um desafio particular: as altas temperaturas dos gases de escape de um motor a gasolina impõem demandas especialmente altas aos componentes móveis do sistema VTG, razão pela qual a tecnologia há muito tempo ficou reservada exclusivamente aos motores diesel.

Turbina com sistema de geometria variável VTG
Turbina com sistema de geometria variável VTG
youtubeinstagramfacebook